Associação Literária São Boaventura reúne colaboradores e voluntários em Bagé
O Provincial Frei Álvaro andava por um lado e por outro do Ginásio de esportes do Instituto São Francisco em Bagé, na manha do sábado 25 de outubro. Ele aguardava com preocupação os mais de 200 representantes dos Projetos sociais e assistidos que chegavam dos mais diferentes pontos do Estado do Rio Grande do Sul. A expectativa de Frei Álvaro tinha uma razão. O encontro tinha o objetivo de integração, troca de experiência entre as diversas obras sociais da Associação Literária São Boaventura. E o aprofundamento da mística e espiritualidade franciscanas que animam e sustentam o trabalho social nos espaços mantidos pela entidade.
Foram Chegando ao Instituto da criança Adolescente São Francisco que celebra 60 anos de existência, os ônibus que desembarcavam os colaboradores de Vacaria, Marau, Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Canoas e Pelotas representando os projetos Casa Fonte Colombo de Parceria com a Pastoral do Pão de Caxias do Sul; Reciclagem do Lixo, Em Canoas e Caxias do sul; Casa dos Adolescentes; Lefan ; Salas Digitais; Associação Centro do Menor Santa FÉ. (Acpmem) Escola de Educação Infantil Frei Ambrósio; Centro de Promoção Humana Bom Pastor; Centro de Convivência Santa Clara e mais inúmeros assistidos.
Frei Mores acolheu o Professor Alcides Martins o prefeito eleito de Bagé, Luis Eduardo Colombo (Dudu), que destacou a importância do Instituto na cidade e o trabalho desenvolvido nestes 60 anos. O projeto da LEFAN motivou um momento de espiritualidade e o Frei José Bernardi, coordenador da Casa Fonte Colombo apresentou os grupos motivou e uma dinâmica de integração. Frei Álvaro Bordignon, pároco da Frateridade de Bagé ponderou que os que passam pelas obras Sociais dos Capuchinhos seja usuários, colaboradores eou voluntários, “ terão que sair melhores, porque somos motivados pelo testemunho de São Francisco” disse ele. Província Frei Álvaro Mores, afirmou: “ É próprio do movimento franciscano oferecer alternativas. Diante dos desafios do mundo atual, principalmente no campo social e ecológico, somos todos desafiados a apresentar alternativas, colocando a pessoa no centro de nossa atenção e promovendo e cuidando da vida” ensinou.
Na celebração da missa foi comemorado os 60 anos do Instituto de Bagé, presidida por Frei Álvaro Mores, concelebrada pelos freis Álvaro Bordignon, Gentil Simonetto, Antônio Guisardi, Reni Bortolon, Durval Muraro uqe tiveram participação no desenvolvimento do projeto. Acelebração animada pelo coral Nova Geração do Instituto de Crianças e Adolescentes São Francisco de Assis . Símbolos apresentados durante a missa trouxeram presente o trabalho desenvolvido nos projetos,
Durnte a tarde, realizou-se gincana coordenada pela Profª Claúdia da Escola Dr. Arnaldo Faria, escola anexa ao Instituto, com apoio dos adolescentes. E a apresentação do grupo de ginástica composto de crianças e adolescentes. Frei Mores disse emocionado “foi um momento de demonstração do trabalho desenvolvido na instituição. Assim como a exposição dos trabalhos, folders, cartazes mostrando o trabalho dos demais projetos”.